HISTÓRIA DA ESCOLA

Patrono da Escola
BREVE HISTÓRICO
A EE Gabriel Monteiro da Silva iniciou suas atividades num barracão de madeira, em 17 de julho de 1935, com o nome de “Segundo Grupo Escolar de Marília”, atendendo de 1ª a 4ª séries do ensino primário. Tal criação se deu em função de o “Primeiro Grupo Escolar de Marília” (que viria a ser chamado de Thomas Antonio Gonzaga), estar com sua capacidade de atendimento totalmente esgotada. O primeiro local de funcionamento foi onde hoje está localizada a Galeria Santa Luzia, na Av. Sampaio Vidal.
 Devido ao crescente número de matrículas, mudaram o “Segundo Grupo” para um endereço na Rua Paes Leme, onde hoje está localizada a Creche Dª. Nhanhã. Era também um barracão de madeira, porém, com capacidade para atender um maior número de alunos. Em 1955 mudou para o prédio em que ocupa até hoje e recebeu o nome de “Escola Estadual de Primeiro Grau Gabriel Monteiro da Silva”. Atendia, inicialmente, somente alunos do Ciclo I (1ª a 4ª séries). Depois passou a atender  o Ciclo II do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e em seguida os alunos do Ensino Médio (1º a 3ºs anos do Ensino Médio).
A escola Gabriel Monteiro da Silva atendia até 2013 os três períodos de funcionamento (manhã, tarde e noite).
Em 2014 a escola torna-se Escola de Período Integral, atendendo alunos de 6° à 9° anos, que ficam na escola das 07h40 às 16h com intervalo de 20 minutos para lanche da manhã e da tarde e 1h de almoço entre os dois períodos. O prédio está sendo reformado e adequado às atuais exigências do programa de ensino integral.


MEMORIAL DO PATRONO E.E. GABRIEL MONTEIRO DA SILVA












Nenhum comentário:

Postar um comentário