SALA DE LEITURA VIRTUAL
O que é leitura digital?
Trata-se de uma modalidade de leitura que apresenta um aspecto mais coletivo que individual. Todos os navegadores são leitores e podem ser escritores digitais os quais diferentemente da leitura tradicional passiva. Nesta sala virtual teremos assim como os acervos, livros, vídeos, revistas, áudio, trailer de filme para leitura. Desse modo, uma leitura mais confortável e menos custosa.Ler no mundo virtual chamamos de "geração digital", o aluno deixa de ser apenas um receptor, posicionando-se como sujeito ativo e construtor de sua própria aprendizagem .
Livros on line para 6º, 7º, 8º, 9º
https://drive.google.com/drive/folders/1uEKwdK5NjJStYMAmEeM6sOWkNzrhcfEChttps://youtu.be/OuMHAKDT7ms
https://drive.google.com/drive/folders/1D3JeU-KuwrGGyIOhV4r98LJ9kDjaKlSi
https://drive.google.com/drive/folders/14oeYhNIQKfEIHRCn4_vlN2IVZI2DbOgp
https://youtu.be/OuMHAKDT7ms
https://drive.google.com/drive/folders/1uEKwdK5NjJStYMAmEeM6sOWkNzrhcfEC
file:///C:/Users/USER/Downloads/229%20-%20MAGALI.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/39%20-%20ALMANAQUE%20DO%20CHICO%20BENTO-1.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/049%20-%20ALMANAQUE%20DA%20MAGALI.pdf.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/048%20-%20CASC%C3%83O-1%20(1).pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/010%20-%20Almanaque%20da%20Tina-1-1.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/107%20-%20CEBOLINHA-1.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/002%20-%20Gibizinho%20do%20Astronauta.pdf
https://drive.google.com/drive/folders/1D3JeU-KuwrGGyIOhV4r98LJ9kDjaKlSi
https://drive.google.com/drive/folders/14oeYhNIQKfEIHRCn4_vlN2IVZI2DbOgp
https://drive.google.com/drive/folders/1YF_k5XeFhoWhQ6jYPV4pdrmyxA7IkyB1
Livros para 7º, 8º, 9º
https://www.youtube.com/watch?v=Mudql8WQtGs&feature=youtu.be
file:///C:/Users/USER/Downloads/A%20Cabana%20-%20William%20P.%20Young.pdf
file:///C:/Users/USER/Downloads/Dom%20Casmurro%20-%20Machado%20de%20Assis.pdf
https://drive.google.com/drive/folders/1o4rcLTwHoFrTCdt26mSS-35L_yuDHuqb
Roteiro de atividades de Sala de Leitura 2020.
Diante da atual situação que estamos vivendo, faz se necessário que a sala de leitura da escola E.E. Gabriel Monteiro da Silva
( PEI ), fortaleça os vínculos e auxilie na aprendizagem de atividades lúdicas e atrativas com o apoio das ferramentas digitais. Assim desafiando os alunos a serem protagonista conectados a ler mais e ter um melhor desenvolvimento nas competências cognitivas e socioemocionais.
As atividades desenvolvidas serão em vídeos, apresentando os conceitos básicos dos gêneros textuais como: fábulas, crônicas, poesias, mini contos, diversidade de textos.
Utilizando o whatsapp , blog da escola e algumas atividades em parceria com escritores e professores.
AULAS REMOTAS DA SALA DE LEITURA./2020
Projeto: PRODUÇÃO DE TEXTO EM AÇÃO"
Março -2020
-Tipologia Dissertativa, Gêneros, resenhas críticas, artigos de opinião e debates.
Professora Alessandra, Português em parceria com a sala de leitura Professora Eleana.
turmas : 9ºA e 9ºB
Ação da sala de leitura com novo acervo
fevereiro de 2020
Incentivando a leitura dando às boas-vindas aos alunos com cartazes de motivação
2020
Projeto "Esqueça um livro", assim o conhecimento se espalha, Parceria: Eleana (sala de leitura), professora Terê (ciência). Objetivo: fazer com que os alunos que não tenham o hábito da leitura alem de ganhar um presente, ele possa incentivar os colegas a ler os livros espalhados pela escola
CONTANDO UM CONTO
ATIVIDADE REALIZADA COM AS SALAS 6ºA E 6ºB, COM A PROFESSORA ROSELI DE PORTUGUÊS EM PARCERIA COM A SALA DE LEITURA
(SETEMBRO DE 2019)
Folclore
incentivando a leitura de Monteiro Lobato
parceria com a P.A Núbia
(agosto de 2019)
Semeando leitura
(maio de 2019)
Professores: Maria Terezinha (ciências) e Eleana (sala de leitura)
Objetivo: criar formas de incentivo à leitura, buscando proporcionar aos adolescentes um estreitamento entre o mundo da leitura e o seu mundo visando através disso sanar a dificuldade e proporcionar ao aluno novas descobertas na área da leitura e escrita.
Utilizamos a revista ciência hoje com temas escolhidos pelos alunos
Projeto esqueceu um livro - assim o conhecimento se espalha
Professores responsáveis: Eleana (sala de leitura), Maria Terezinha (ciências)
(maio de 2019)
Objetivo: fazer através desse projeto que os alunos que não tenham o hábito da leitura, além de ganhar um presente, possam incentivar os colegas a ler os livros espalhados pela escola. Como presente quem chegar a ver primeiro, lerá o recadinho no pacote.
Recadinho: "Ei, você achou esse livro. Agora ele é seu" ou "Que tal ler esse livro e depois incentivar que outras pessoas façam o mesmo?"
Ação nos almoços para incentivar a leitura com divulgação dos novos acervos e relatos da professora de alguns trechos dos livros
(Maio de 2019)
Projeto leitor do mês de abril
Sara Raquel Martins Santa Terra (7ºA)
Leu dez livros
Projeto Caixa de Pandora
parceria com a professora Carla Cristina de geografia e professora Eleana da sala de leitura
(Abril de 2019)
6ºA e 6ºB
A caixa de Pandora é um projeto que tem a finalidade de fomentar a leitura de livros. Livros esses que são pré-escolhidos de acordo com a faixa-etária dos estudantes. Foi apresentado os livros com uma adaptação da lenda da mitologia grega: a caixa de Pandora. De maneira divertida com as professoras caracterizadas de palhaços falando sobre cada um dos livros escolhidos
Projeito de leitura
parceria com a professora Roseli de português
6ºA e 6ºB (Abril de 2019)
Projeto leitor do mês de Março (2019)
ganhadora: Sara Raquel Martins Santa Terra 7º ano A
leu 7 livros
Projeito leitor do mês de fevereiro de 2019
Thalita de Oliveira Gomes 6ºB
-----------------------------------------------------------
Ação para o 6º ano A (2019)
Bullying.
- O que é Bullying
- Quais são as formas de Bullying?
- Como perceber quando uma criança ou adolescente está sofrendo Bullying?
- Qual é o papel da escola para evitar o Bullying na escola?
Parceria: professoras , Carla Cristina e Eleana.
-Materiais usados: vídeos, cartazes, revista "Nova Escola", cartilha "CNJ".
-Estratégia: as professoras simularam uma discussão em sala, para ver a reação dos alunos. Depois abordaram a importância do respeito.
Sala de Leitura da as Boas-Vindas aos novos alunos com acervo renovado.
Projeto Consciência Negra
O Dia
Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi
instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data
faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares –
situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por
Domingos Jorge Velho, comemorar esta data é debater e refletir sobre as
diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de
nosso país, estado e comunidade.
O desafio de ensinar que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira, não era tarefa fácil. Era preciso criar estratégias para o direcionamento da ação docente e que essas pudessem promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliassem na narrativa do professor.
Nas últimas décadas, a historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram renovar a percepção sobre a escravidão negra e nossa sociedade ao longo da história. A forma de enxergar a participação do escravo nas ações e práticas cotidianas também foi repensada.
Uma abordagem sobre a escravidão que considera simplesmente a violência física e a opressão sobre os escravos - e que não os observa enquanto sujeitos que procuraram vencer o cativeiro, provocando outras ações além de fugas e agressões a seus senhores - já não é mais recomendada para o ensino na escola.
O conhecimento histórico não é imutável e pode ser revisto à medida que o campo científico avança, que nos leva a refletir constantemente sobre a nossa formação e os saberes docentes que reunimos para realizar o trabalho em sala de aula.
Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar.
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.
O desafio de ensinar que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira, não era tarefa fácil. Era preciso criar estratégias para o direcionamento da ação docente e que essas pudessem promover a reconstrução e a ressignificação de conceitos, contextos e métodos que auxiliassem na narrativa do professor.
Nas últimas décadas, a historiografia vem apresentando uma série de novos trabalhos que procuraram renovar a percepção sobre a escravidão negra e nossa sociedade ao longo da história. A forma de enxergar a participação do escravo nas ações e práticas cotidianas também foi repensada.
Uma abordagem sobre a escravidão que considera simplesmente a violência física e a opressão sobre os escravos - e que não os observa enquanto sujeitos que procuraram vencer o cativeiro, provocando outras ações além de fugas e agressões a seus senhores - já não é mais recomendada para o ensino na escola.
O conhecimento histórico não é imutável e pode ser revisto à medida que o campo científico avança, que nos leva a refletir constantemente sobre a nossa formação e os saberes docentes que reunimos para realizar o trabalho em sala de aula.
Hoje, a lei brasileira obriga as escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar.
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira, sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais até o ensino médio, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.
movimento da sala de leitura no dia 22 de agosto, livros, texto informativo e brincadeiras, parceria com a Profª Roseli, 8ª A, 8ª B
confeccionando cocar 7ªA sala de leitura parceria Profª Maísa
LEITOR
DO MÊS DE JUNHO DE 2018
Colaboração da sala de leitura com a Pré Iniciação Científica
Divulgação do Projeto Superação Jovem
09/03/18
Mobilização da Água
09/03/18
Reciclagem de Fita K7
Projeto Leitor do Mês (Fevereiro)
Aluna: 6ªA Sara Raquel
Projeto Música nos Intervalos Grêmio (M.J.E)
Profª Maísa e Sala de Leitura Turma 6ªB
Leitoras do Mês de Abril( Sara Raquel 6ªA e Thaisa 6ªB)
Reforçando o aprendizado no intervalo
Projeto caixa de Pandora Profª Carla e Sala de Leitura
Inicio do ano 2018
Divulgação dos projetos e a diversidade de livros
.
E.E. Gabriel Monteiro da Silva-PEI
1º Edição miss (mister) consciência negra.
Os professores envolvidos: Eleana, Carla, Priscila, Ivan, Mariliza, Denise Dale, Andréa, Laura, Josy, Terizinha e funcionárias: Iracema,
Zinha/ Aluna: Isadora. Miss 2017: Giovana Cristina 7ºA.
Zinha/ Aluna: Isadora. Miss 2017: Giovana Cristina 7ºA.
"A educação é um elemento importante na luta pelos direitos humanos.
É o meio para ajudar os nossos filhos e as pessoas a redescobrirem a sua identidade e assim aumentar o seu auto-respeito.
Educação é o nosso passaporte para o futuro pois o amanhã só pertence ao povo que prepara o hoje." Malcon X
Projeto consciência negra- Oficina de Turbante e Flores
Projeto Poesia
O poeta garcense Cláudio Machado visita a "E.E.E.I Gabriel Monteiro da Silva" para a concretização de projeto da Sala de Leitura com a parceria com a professora de português responsável pelos 6ºs anos intitulado " poesia ".Neste projeto os alunos do 6º e 9º ano produziram vídeos e recitaram poesias do autor e realizaram um curta metragem sobre uma de suas produções poéticas intitulado "UM" e concluíram o trabalho com a criação de poesias inspirados por Cláudio.Os alunos envolvidos no projeto, receberam a visita do poeta que falou sobre sua experiencia com a leitura e da importância da mesma para alcançar objetivos na sua vida na qualquer instância.
Projeto Poesia
O poeta garcense Cláudio Machado visita a "E.E.E.I Gabriel Monteiro da Silva" para a concretização de projeto da Sala de Leitura com a parceria com a professora de português responsável pelos 6ºs anos intitulado " poesia ".Neste projeto os alunos do 6º e 9º ano produziram vídeos e recitaram poesias do autor e realizaram um curta metragem sobre uma de suas produções poéticas intitulado "UM" e concluíram o trabalho com a criação de poesias inspirados por Cláudio.Os alunos envolvidos no projeto, receberam a visita do poeta que falou sobre sua experiencia com a leitura e da importância da mesma para alcançar objetivos na sua vida na qualquer instância.
EE Gabriel Monteiro da Silva
Mês
Quantidade
Fevereiro
40
Março
180
Abril
30
maio
80
Junho
20
EE Gabriel Monteiro da Silva
Mês
Quantidade
Fevereiro
40
Março
180
Abril
30
maio
80
Junho
20
Projeto: Contação de causo (prof Roseli, em parceria com a sala de leitura)
6º anos
Projeto Horta literária - Professora Terezinha
6º A/B - Trabalho com o poema: O Cântico da terra - Cora Coraline
Parcerias com as professoras Eleana, Roseli e Carla
Mediação e Linguagem
PROJETO: DIVULGAÇÃO DOS PROJETOS DA SALA DE LEITURA DO 2º SEMESTRE 2017
PROFª ROSELI, PROFª ELEANA E PROFª JOSIANE
Projeto: LudiBus (UNESP)
Sala de leitura com parceria da professora de Língua Portuguesa, Josi
Ação da sala de leitura em parceria com as professoras de língua portuguesa:
Josiane Melisky e Roseli Morelli com o objetivo de entrar em contato com atividades lúdicas para que os alunos dos 6ºs e 7ºs da E.E.E.I Gabriel Monteiro da Silva conheçam as diversidades de gêneros literários por meio do lúdico, transformando diversão e conhecimento.
PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE
6ºS ANOS A e B
Projeto "POESIA"
CLÁUDIO MACHADO
Projeto caixa de pandora incentivando a leitura
9º ano A e 9º ano B
Professoras Eleana, Denise B. e Carla
Semeado a leitura
Profªs Terezinha, Josyane e Eleana
LEITORA DO MÊS DE ABRIL
ANA CLARA SANTOS GOMES 6ºA
Atividades em grupo sobre notícias de jornais
Profª Roseli com parceria na Sala de Leitura
Visita da Emilia na escola Gabriel Monteiro com obras de Monteiro Lobato
Mobilização de leitura no intervalo
Atividades dos 6º anos S.A. 4, NARRATIVAS
Professoras Roseli e Eleana
A Livronet convida à todos os alunos do Gabriel Monteiro para participar da leitura rápida no intervalo.
2017sala de leitura, em parceria com a profª Roseli
Patrulha da sala de leitura
Patrulha da sala de leitura
Parceria no nivelamento
com a profª Carla
Confecção de cartazes da sala de leitura
Antes e depois (Fev/2014 - Fev/2016)
Atividades realizadas em 2016
Fevereiro/2014
Agradecimentos às professoras Lilamar, Marina e Marcia Zamprônio.
Fevereiro/2016
Agradecimentos à professora Veridiana Jacomelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário