sexta-feira, 7 de setembro de 2018


E. E. GABRIEL MONTEIRO DA SILVA
ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL -   DISCIPLINA ELETIVA
2018 – 2º Semestre

“Você precisa ser participante deste mundo onde mãos falam e olhos escutam, onde o corpo dá a nota e o ritmo. É um mundo especial para pessoas especiais. ” Autor desconhecido

PLANO DA DISCIPLINA ELETIVA

TÍTULO: Libras and Music”
ÁREAS DO CONHECIMENTO E PROFESSORAS:
· Carla Cristina – Geografia (Ciências Humanas).
· Josiani Kely Milesk- Língua Portuguesa e Língua Inglesa (Linguagens, Códigos e suas tecnologias).
 EMENTA:
Cada vez mais as barreiras ao acesso às informações são rompidas, assim como as limitações pessoais superadas através do conhecimento e da tecnologia. Na aldeia global em que vivemos há um grande volume de informações trafegando nos mais variados canais midiáticos. Por essa razão, dominar as linguagens e seus códigos torna-se pré-requisito para o acesso a tais informações, além de possibilitar a inserção do indivíduo de forma crítica e integral nesse contexto. Aprender a língua Inglesa e dominar o código de sinais (Libras) constitui-se um diferencial para o educando, ampliando ainda mais as possibilidades de comunicação. É sabido que aprender um idioma não é somente decodificar e compreender seus sinais gráficos, é desenvolver o letramento e também apropriar-se de sua cultura, já que a língua além de ser o principal instrumento de comunicação, torna-se fundamentalmente a expressão de identidade daquele que a pratica.
       Esta disciplina eletiva tem como objetivo principal despertar no aluno o interesse pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pela Língua Inglesa. Através dessas linguagens ocorrerá o desenvolvimento dos conteúdos descritos a seguir, que enfocam o aprimoramento das competências leitora e escritora. Além disso, a abordagem estimulará a oralidade, expressão corporal, criatividade e demais expressões artísticas. As habilidades mencionadas serão desenvolvidas por meio de dramatizações, diálogos, atividades com letras de músicas, dinâmicas variadas e o estudo do alfabeto em LIBRAS para construção de frases e falas.
A aquisição dessas linguagens agregará valor aos Projetos de Vida dos alunos, em qualquer área profissional, uma vez que o coloca como interlocutor em situações cotidianas, sociais, acadêmicas e profissionais.
Para tanto, a prática metodológica adotada visará uma aprendizagem transdisciplinar, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca da compreensão da complexidade do mundo real. Será voltada aos interesses temáticos da faixa etária dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo um contato com os objetos de estudo de forma lúdica e dinâmica.
Por fim, este projeto almeja a plena expansão das habilidades e competências dos alunos, situando e preparando-os para serem agentes multiplicadores do conhecimento e da equidade, pessoas capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver  a aquisição do código “Libras” e do idioma Inglês. Aprimorar a capacidade leitora e escritora dos alunos, contemplando gêneros textuais, especialmente letra de música, assim ampliar o repertório linguístico. Diante da necessidade de situações didáticas diversificadas e diferenciadas das aulas da Base Nacional Comum, esta Eletiva justifica-se por oferecer aos alunos interessados dos 6º, 7º, 8, e 9 anos, uma oportunidade de enriquecimento cultural, uma vez que irá explorar o acervo de filmes e trilhas sonoras em língua Inglesa, tanto para o ensino de Libras quanto da própria língua estrangeira. Por fim, a disciplina intenta prioritariamente enriquecer o currículo do aluno e contribuir para seu Projeto de Vida, oportunizando novos saberes e ampliando suas perspectivas. 

CONTEÚDOS/ HABILIDADES:
DISCIPLINAS: LIBRAS E LÍNGUA INGLESA
Os conteúdos devem ser trabalhados simultaneamente em Libras e Inglês, sendo:
· Promover e incentivar o gosto pela leitura e o desenvolvimento da competência leitora e escritora;
· Estudo do gênero letra de música;
· Tradução e interpretação de letra de música;
· Alfabeto em Libras e em Inglês;
· Preencher formulários com informações pessoais básicas e formular perguntas e respostas sobre essas informações;
· Expressar gosto e preferências;
· Analisar trecho de filmes e séries (em língua inglesa), observando aspectos linguísticos e culturais;
· Apreender a ler, escrever, ouvir, interpretar e falar os conteúdos dados em inglês e Libras;
· Identificar, a partir de mapas, os países que falam e inglês no mundo;
· Contextualizar informações presentes nos diferentes gêneros textuais: letra de música, textos descritivos, receitas e outros;
· Pesquisar, selecionar, analisar informações em vídeos, imagens e outros;
· Ampliação de vocabulário ou repertório;
·  Reconhecer os cumprimentos e apresentações em Libras e em Inglês;
· Identificação pessoal: nome, idade, endereço e cidade;
· Reconhecimento de vocabulário em inglês incorporado e presente na nossa língua;
· Localizar informações específicas em textos;
· Ampliação de repertório lexical em Inglês e Libras;
· Ouvir, compreender, identificar e pronunciar vocabulário específico;
· Pronunciar o alfabeto em Inglês e Libras;
· Inferir significado do vocabulário pelo contexto;
·  Reconhecer números em Inglês;
     · Conjugar verbos em Inglês e em Libras.
 METODOLOGIA:
As aulas deverão oportunizar a participação dialógica dos alunos, estimulando a prática oral e a experimentação prática através do contato e manipulação dos objetos de estudo: leitura e interpretação dos textos em língua inglesa, entendimento global e pelo contexto, aplicação dos conhecimentos na vida cotidiana, observação de vídeos, leitura de vários gêneros, jogos, dinâmicas, dramatizações entre outros.
AVALIAÇÃO: 
A avaliação será constante observando a participação do aluno nas atividades e discussões propostas nas aulas, bem como sua interação entre os pares, iniciativa e criatividade. Também, serão consideradas suas produções escritas e orais, trabalhos, dramatizações e pesquisas.
CULMINÂNCIA:
·  Apresentação de coral com canção em Inglês interpretada em Libras.
·  Danças que remetem à cultura do idioma estudado.
·  Painel com exposição de trabalhos e melhores momentos da eletiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·  Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2012.
·  Sites da internet para exibição de vídeos e clips de músicas.
·  Matriz da Avaliação Processual-/Linguagens-Encarte do professor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário