quinta-feira, 2 de abril de 2020

CUIDADO COM AS FAKE NEWS

Desde a chegada do coronavírus no Brasil, tenho notado a crescente disseminação de fake news (notícias falsas) nas redes sociais. E, infelizmente, os assuntos relacionados à educação não têm escapado dessa prática inadequada. A fim de contribuir com a erradicação do problema, decidi divulgar aqui algumas informações verdadeiras (oficiais e confirmadas) para não haver dúvidas sobre como fica o ensino no estado de São Paulo. Não se esqueça: o melhor meio para se atualizar é o site da @SeducSP (https://www.educacao.sp.gov.br/). Confira:
1 - As aulas estão suspensas até o dia 21/abril, quando terminam as férias, mas a data de retorno vai depender das orientações da Secretaria de Saúde. Resolução Seduc 28/2020.
2 - O calendário escolar será redefinido para cumprir a legislação, conforme a Deliberação 177/2020, do Conselho Estadual de Educação. Estamos todos trabalhando para evitar qualquer prejuízo ao aprendizado dos alunos.
3 - O novo calendário escolar trará informações sobre as avaliações bimestrais e demais atividades escolares.
4 - Não existe resolução sobre multar as escolas particulares que mantiverem as aulas. Também não há nenhuma excepcionalidade para escolas de tempo integral, escolas estaduais com ensino técnico ou escolas militares.
5 - A Seduc-SP está desenvolvendo um aplicativo de celular próprio para disponibilizar atividades para estudo em casa, a fim de complementar os roteiros já criados pelos professores. Este aplicativo permite o uso sem que o aluno ou professor "gaste" seu pacote pessoal de internet.
6 - Alunos em situação de vulnerabilidade vão receber suporte alimentar pelo programa Merenda em Casa. A assistência, de R$55,00 para cada estudante, será entregue a partir de abril e deve ser suspensa quando as aulas voltarem ao normal.
7 - Não há corte no salário dos servidores de SP. Aliás, conforme anunciado, o pagamento das férias de julho que foram antecipadas será realizado em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário